Retalhos + Amor é um trabalho social voluntário de iniciativa coletiva que visa a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de mães e bebês nas comunidades carentes.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

{edredons} Produção da semana



Os edredons produzidos nesta semana também foram encaminhados nesta quarta-feira, dia 11/08 para o  pronto-socorro do Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages-SC. E já foram colocados em uso no momento em que foram recebidos.

{mantas de lã} Produção da semana

Sabe aqueles novelos de lã que você tem em casa e não usa mais? Olha como ele pode ser reaproveitado em prol de uma comunidade carente:

Fica um charme né! E olha o detalhe da florzinha que lindo! 
Imaginem essas mantinhas lindas aquecendo muitas criancinhas nessas noites tão frias!
Estas mantas de lã foram entregues nesta quarta-feira, dia 11/08 no pronto-socorro do Hospital Infantil Seara do Bem, em Lages-SC.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

{sugestões de leituras}










Mãos de Luz, (Barbara Ann Brennan)
Mãos de Luz foi escrito, primeiramente, para os que estão interessados neste novo método de cura pela imposição das mãos, criado por uma doutora em Medicina que o testou em mais de 5000 clientes e estudantes. Destinado a terapeutas e agentes de cura, e a todos os que se emocionam com o fenômeno da vida nos níveis físicos e metafísicos, ele oferece material riquíssimo que pode ser explorado com vistas ao desenvolvimento da personalidade como um todo.

{mensagem de quarta-feira} Quer ter razão ou ser feliz?

Todas as terças e quartas-feiras o grupo de voluntárias Retalhos + Amor reúnem-se para o trabalho de caridade a que lhe foram propostas. Nas quartas especialmente, é feito uma reflexão em cima de algum texto aberto aleatoriamente de alguns livros que vamos deixar a indicação de leitura depois. A mensagem de hoje veio do livro "Vinha de Luz" de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel.


CIÊNCIA E TEMPERANÇA

"E à ciência, a temperança; à temperança, a paciência; à paciência, a piedade." - (II PEDRO, 1:6.)

Quem sabe precisa ser sóbrio.
Não vale saber para destruir.
Muita gente, aos primeiros contactos com a fonte do conhecimento, assume atitudes contraditórias. Impondo idéias, golpeando aqui e acolá, semelhantes expositores do saber nada mais realizam que a perturbação.
É por isso que a ciência, em suas expressões diversas, dá mão forte a conflitos ruinosos ou inúteis em política, filosofia e religião.
Quase todos os desequilíbrios do mundo se originam da intemperança naqueles que aprenderam alguma coisa.
Não esqueçamos. Toda ciência, desde o recanto mais humilde ao mais elevado da Terra, exige ponderação. O homem do serviço de higiene precisa temperança, a fim de que a sua vassoura não constitua objeto de tropeço, tanto quanto o homem de governo necessita sobriedade no lançamento das leis, para não conturbar o espírito da multidão. E não olvidemos que a temperança, para surtir o êxito desejado, não pode eximir-se à
paciência, como a paciência, para bem demonstrar-se, não pode fugir à piedade, que é sempre compreensão e concurso fraternal.
Se algo sabes na vida, não te precipites a ensinar como quem tiraniza, menosprezando conquistas alheias. Examina as situações características de cada uni e procura, primeiramente, entender o irmão de luta.
Saber não é tudo. É necessário fazer. E para bem fazer, homem algum dispensará a calma e a serenidade, imprescindíveis ao êxito, nem desdenhará a cooperação, que é a companheira dileta do amor.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

{edredons} para aquecer os corações de nossas crianças

No início do trabalho eram feitos somente roupinhas para bebês. Aos poucos outras necessidades foram sendo mostradas e, sem deixar de lado os outros comprometimentos, as voluntárias foram encaixando na produção a confecção de novas peças. Tudo feito sempre com muito amor.

E com os edredons e mantas a história não foi diferente. A necessidade bateu à nossa porta, como costumamos falar. É até um relato muito comovente: Uma pediatra aqui da cidade, que atende em postinhos de saúde, certo dia nos contou uma história de uma família que ela atendeu em uma noite de muito frio aqui na Serra Catarinense. Um bebê de apenas 21 dias chegou no postinho de saúde com hipotermia, quase teve uma parada cardíaca por conta do frio. A família era muito carente, não tinham roupas suficientes para aquecer nem o bebê. Soubemos também, através desta mesma pediatra que ano passado (2009) ela atendeu um caso semelhante, mas, infelizmente o bebê veio a óbito por causa do frio.

Após ter conhecimento destes relatos, as voluntárias mobilizaram-se numa pequena campanha entre os amigos para que conseguissem doações de fibras para a confecção dos edredons e mantas de tricô. Então mãos à obra! A produção de edredons para bebês e crianças iniciaram no mês de junho de 2010, e não pararam mais. Desde então já foram doados mais de 40 edredons. Eis o resultado:

Olha a felicidade das voluntárias com os primeiros edredons produzidos aqui na Retalhos + Amor.
Também são feitos aqui lindas mantas de tricô com sobras de lã. 
Que lindas e quentinhas que ficam!

{mãos de luz} a cura através das mãos através do magnetismo humano

domingo, 8 de agosto de 2010

{casaquinhos de lã}


Estes são alguns dos muitos casaquinhos feitos pelas voluntárias e doados para a comunidade carente.

Você também sabe fazer tricô ou crochê? Ou tem alguns novelos ou restinhos de lã em casa e não sabe o que fazer com eles? Faça uma doação, ou faça um trabalho voluntário. Você pode estar salvando uma vida, e com toda certeza estará ajudando muitas pessoas!

{mensagem da semana} Instruções dos Espíritos - O dever

A mensagem da semana traz a cada semana uma mensagem escolhida "aleatoriamente" do livro de Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo.


O dever

O dever é a obrigação moral da criatura para consigo mesma, primeiro, e, em seguida, para com os outros. O dever é a lei da vida. Com ele deparamos nas mais ínfimas particularidades, como nos atos mais elevados. Quero aqui falar apenas do dever moral e não do dever que as profissões impõem.
Na ordem dos sentimentos, o dever é muito difícil de cumprir-se, por se achar em antagonismo com as atrações do interesse e do coração. Não têm testemunhas as suas vitórias e não estão sujeitas à repressão suas derrotas. O dever íntimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. O aguilhão da consciência, guardião da probidade interior, o adverte e sustenta; mas, muitas vezes, mostra-se impotente diante dos sofismas da paixão. Fielmente observado, o dever do coração eleva o homem; como determiná-lo, porém, com exatidão? Onde começa ele? onde termina? O dever principia, para cada um de vós, exatamente no ponto em que ameaçais a felicidade ou a tranqüilidade do vosso próximo; acaba no limite que não desejais ninguém transponha com relação a vós.
 
Deus criou todos os homens iguais para a dor. Pequenos ou grandes, ignorantes ou instruídos, sofrem todos pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue em sã consciência o mal que pode fazer. Com relação ao bem, infinitamente vário nas suas expressões, não é o mesmo o critério. A igualdade em face da dor é uma sublime providência de Deus, que quer que todos os seus filhos, instruídos pela experiência comum, não pratiquem o mal, alegando ignorância de seus efeitos.
 
O dever é o resumo prático de todas as especulações morais; é uma bravura da alma que enfrenta as angústias da luta; é austero e brando; pronto a dobrar-se às mais diversas complicações, conserva-se inflexível diante das suas tentações. O homem que cumpre o seudever ama a Deus mais do que as criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo. E a um tempo juiz e escravo em causa própria.
O dever é o mais belo laurel da razão; descende desta como de sua mãe o filho. O homem tem de amar o dever, não porque preserve de males a vida, males aos quais a Humanidade não pode subtrair-se, mas porque confere à alma o vigor necessário ao seu desenvolvimento.
O dever cresce e irradia sob mais elevada forma, em cada um dos estágios superiores da Humanidade. Jamais cessa a obrigação moral da criatura para com Deus. Tem esta de refletir as virtudes do Eterno, que não aceita esboços imperfeitos, porque quer que a beleza da sua obra resplandeça a seus próprios olhos. - Lázaro. (Paris, 1863.) 

Texto extraído do livro O Evangelho Segundo o Espiritismo por Allan Kardec.
Capítulo XVII - Sede Perfeitos
Instruções dos Espíritos: o dever

{linha de produção}

O local de trabalho.

 Os retalhos já grudados formando um tecido.

A produção.

Para os garotinhos.

 Para as garotinhas.